Versão resumida

Operações Ecoeficientes

  •  Desempenho
  • Capital manufaturado
  • Capital natural

 

alinhamento aos ODS

 


Assegurar o uso eficiente de recursos naturais faz parte do modelo de gestão do Grupo Ultra, que busca não apenas cumprir o que estabelecem as diferentes legislações, mas evoluir continuamente suas práticas visando ao menor impacto ao meio ambiente.

Além da responsabilidade socioambiental, que é um compromisso do Grupo, assegurar operações cada vez mais ecoeficientes reduz custos, impulsiona a inovação e contribui para a imagem reputacional perante a sociedade civil, consumidores, imprensa e investidores. Com o crescente número de empresas que exigem de seus fornecedores o cumprimento de requisitos socioambientais, o modelo de gestão voltado para a ecoeficiência ainda posiciona estrategicamente os negócios que atuam – exclusivamente ou parcialmente – no mercado B2B.

Os impactos ambientais do Grupo Ultra se materializam, principalmente, nos negócios, que contam com políticas específicas e sistemas de gestão próprios que centralizam os processos de prevenção, mitigação e gerenciamento de impactos e são baseados em normativas internacionais. Há, ainda, unidades operacionais certificadas, caso da ISO 14001, de gestão ambiental: a base de armazenamento da Ultragaz de Capuava/Mauá (SP), todos os terminais da Ultracargo (a exceção é o terminal recém-inaugurado no estado do Pará, que já se prepara para obter a certificação), as fábricas da Oxiteno no Brasil e no México e o pool da Ipiranga em Betim (MG).

Com base nas discussões do GT sobre ecoeficiência, realizadas ao longo de 2021, foram priorizadas três frentes de trabalho: eficiência energética, redução de resíduos e vazamentos.

Desempenho ambiental

Energia

Em 2021, o consumo total de energia do Grupo correspondeu a 8,9 milhões de GJ, aumento de 1% em relação a 2020. Na Holding, o consumo caiu 15,2%. Entre os negócios, houve redução de 17,5% na Ultracargo e de 5,2% na Extrafarma e aumento de 2,5% na Ultragaz, de 1% na Oxiteno e de 16% na Ipiranga. 

No ano, a Ultragaz registrou aumento de 8% no consumo de combustível, provocado especialmente pela expansão de sua frota própria. Em contrapartida, o consumo de energia elétrica caiu 11%, graças a campanhas internas de conscientização. A redução no consumo da Ultracargo se deve à menor movimentação de combustíveis em Santos, bem como à inoperância de um dos queimadores de compostos orgânicos voláteis (VOCs) no mesmo terminal no último trimestre, conforme destacado na seçãodesempenho em emissões.

Na Oxiteno, o pequeno crescimento no consumo de energia se deve ao uso de combustíveis para a geração de vapor nas caldeiras. Na Ipiranga, a expansão se explica pela caldeira do pool de Paulínia (SP), abastecida por óleo combustível, que voltou a operar em 2021, após ter permanecido inativa em 2020. Na Extrafarma, o consumo de combustíveis diminuiu 27,6%, fruto de um trabalho de otimização de rotas para os veículos próprios, além da terceirização de algumas rotas de distribuição no estado do Maranhão.  

Consumo total de energia (GJ)

Negócio 2019 2020 2021
Holding 23.406 17.288 14.665
Ultragaz 308.673 312.767 320.528
Ultracargo 70.411 80.075 66.038
Oxiteno 8.043.089 8.231.012 8.311.231
Ipiranga 116.814 92.909 107.797
Extrafarma 116.300 127.301 120.658
Grupo Ultra 8.678.694 8.861.352 8.940.918

  • AMBIÇÃO DO GRUPO

    Assegurar nível de excelência na gestão ambiental das operações, reduzindo o consumo de energia, de água e de geração de resíduos.

 

  • 100% de energia elétrica renovável certificada

  • Aterro Zero

  • Zero vazamentos com perda de contenção secundária

Água

A Holding e os negócios estão em linha com a legislação pertinente quanto ao uso de água, monitoram o consumo e o descarte e adotam medidas para minimizar impactos. Em 2021, 5,8 milhões de m³ de água foram consumidos pelo Grupo, redução de 3% em relação ao ano anterior. Toda a captação é de água doce e, dada a natureza de suas operações, a Oxiteno respondeu por mais de 90% do volume total captado pelo Grupo em 2021. Além de ser matéria-prima para alguns produtos, a água é utilizada em alguns processos produtivos da empresa, como sistemas de aquecimento e resfriamento e geração de vapor. A empresa tem metas para reduzir em 10% seu consumo de água global e aumentar o volume de água de reúso até 2030. Hoje, por exemplo, na unidade de Mauá (SP), 96% da água captada é de reúso. As unidades realizam o tratamento de efluentes, e o descarte, incluindo a destinação em corpo hídrico, ocorre segundo os padrões exigidos por lei. 

A Holding, cujo consumo total (predominantemente doméstico) é baixo e caiu 17% em relação a 2020, também emprega água reutilizada em sua torre de refrigeração. Do total consumido no ano pela Holding, 14,4% era de água de reúso. Na Ultragaz, a lavagem de botijões e das cabines de pintura é a atividade que exige maior volume de água. Para minimizar a captação, a empresa conta com um circuito fechado para o reaproveitamento do recurso natural. A estimativa é que 90% da água usada nesse processo seja recirculada. As bases de engarrafamento contam com estações de tratamento de efluentes. O volume que não pode ser reutilizado é descartado por empresas qualificadas. Com campanhas de conscientização, aperfeiçoamento dos sistemas de combate a vazamentos e busca ativa de oportunidades de melhoria por um grupo de trabalho dedicado ao tema, a Ultragaz alcançou redução de 14% no consumo em relação a 2020.

A Ultracargo utiliza água de reúso nos terminais de Santos (SP), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). Além disso, reutiliza água em testes hidrostáticos, o que gerou, apenas em 2021, economia de água de 36 mil m³ nas obras de expansão da Fase III do terminal do Itaqui e de 97 mil m³ na construção do terminal de Vila do Conde.

Na Extrafarma, o consumo, majoritariamente doméstico, foi 30% mais baixo que o ano anterior. Na Ipiranga, onde o consumo de água se concentra especialmente nas áreas administrativas e nos sistemas de combate a incêndio das unidades, o consumo ficou estável em relação a 2020. 

Captação de água1 (m3)

Negócio 2019 2020 2021
Holding 25.307 10.192 8.412
Ultragaz 123.417 134.426 115.357
Ultracargo 98.833 63.723 98.350
Oxiteno 5.290.975 5.677.101 5.474.818
Ipiranga 121.367 113.736 113.506
Extrafarma 74.682 57.162 40.053
Grupo Ultra 5.734.581 6.056.340 5.850.495
1. A série histórica da Ultracargo e do Grupo publicada no Relatório Integrado 2020 foi revista.

Descarte de água (m3)

Negócio 2019 2020 2021
Holding 22.664 8.618 7.070
Ultragaz1 55.701 0 0
Ultracargo1 24.127 0 0
Oxiteno 2.160.790 2.323.011 2.290.942
Ipiranga 83.324 75.561 70.236
Extrafarma ND 25.516 31.464
Grupo Ultra ND 2.425.492 2.399.712

ND: informação não disponível.
1. Os efluentes gerados pela Ultragaz e Ultracargo, transportados com Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) para tratamento externo em Estação de Tratamento de Efluentes, passaram a ser monitorados nos indicadores de resíduos (GRI 306). Por isso, no consolidado do Grupo, houve redução de 83% no volume total de água descartado em 2021.

 

Resíduos

Do total de resíduos gerados pela Holding e pelos negócios em 2021, 2,6% foram reciclados ou recuperados. Considerando apenas os resíduos perigosos, 1,1% foi encaminhado à reciclagem ou recuperação.

A Ultragaz tem como política não destinar resíduos perigosos (classe I) para aterro, mesmo que haja autorização do órgão oficial de controle. A exceção se refere aos resíduos de amianto, que são enviados, excepcionalmente, para aterro, mas em linha com o que estabelece a legislação. Todos os fornecedores que realizam a gestão de resíduos para a empresa passam por processo de homologação específico.

A Ultracargo também realiza um processo de homologação específico para os fornecedores que gerenciam os resíduos gerados em suas operações. Visando sempre à melhoria contínua de sua gestão ambiental, em 2021 a empresa aprimorou o processo de contabilização dos resíduos não perigosos e aumentou a destinação desse tipo de material para a reciclagem no Terminal de Santos (SP).

A Oxiteno tem como meta para 2030 reduzir em 10% a geração de resíduos por tonelada produzida e se tornar zero aterro para resíduos industriais. O processo de gestão é válido para todas as unidades, com o monitoramento mensal de indicadores de geração e destinação. A empresa promove a reciclagem e o aproveitamento energético (coprocessamento) dos resíduos e, como alternativa, adota a incineração – em último caso, é feita a destinação a aterros industriais qualificados. Atualmente, o envio a aterros industriais ocorre somente no Uruguai, país onde as opções de destinação são restritas, e em Pasadena (Estados Unidos).

Na Ipiranga, os impactos em resíduos ocorrem nas próprias atividades da empresa e nos postos revendedores, em função do armazenamento e distribuição dos combustíveis. Para gerenciá-los, a empresa detém um plano específico, com uma série de procedimentos internos e, nos postos da rede, realiza inspeções e manutenções periódicas. A atuação preventiva contra vazamentos é parte do gerenciamento e busca garantir a integridade das barreiras e dos sistemas de proteção, com o acompanhamento periódico das situações atípicas e dos acidentes de processo. O prédio da matriz, no Rio de Janeiro (RJ), conta com uma central para triagem de resíduos e destinação dos recicláveis a cooperativas de catadores parceiras há seis anos.

Gestão de resíduos1

Holding Ultragaz2 Ultracargo2 Oxiteno Ipiranga Extrafarma Grupo Ultra
2020 2021 2020 2021 2020 2021 20203 2021 2020 2021 2020 2021 2020 2021
Geração 109,1 72,9 57.989,9 97.827,8 26.370,8 26.166,6 14.818,4 18.379,8 2.835,6 3.045,2 621,0 631,8 102.744,8 146.124,1
Perigosos 0,2 0,0 46.672,5 75.336,1 23.934,9 23.451,1 7.403,5 6.188,1 1.778,6 1.298,8 165,0 115 79.954,7 106.389,1
Não perigosos 108,9 72,9 11.317,4 22.491,7 2.435,9 2.715,5 7.414,9 12.191,7 1.057,0 1.746,4 456,0 516,8 22.790,1 39.735,0
Recuperação4 19,9 10,1 374,6 215,6 787,2 482,7 2.530,1 2.400,2 387,1 246,7 430,0 505,8 4.528,9 3.861,1
Perigosos 0,0 0,0 96,2 0,0 777,5 281,4 792,3 821,2 39,3 35,5 0,0 0,0 1.705,3 1.138,1
Não perigosos 19,9 10,1 278,4 215,6 9,7 201,3 1.737,8 1.579,0 347,8 211,2 430,0 505,8 2.823,6 2.723,0
Disposição final5 89,3 62,8 57.615,3 97.612,2 25.583,6 25.683,9 12.288,3 15.979,6 2.448,5 2.794,9 183,0 126 98.208,0 142.259,4
Perigosos 0,2 0,01 46.576,3 75.336,1 23.157,4 23.169,7 6.611,2 5.366,9 1.739,3 1.275,3 165,0 115,0 78.249,4 105.263,0
Não perigosos 89,1 62,8 11.039,9 22.276,1 2.426,2 2.514,2 5.677,1 10.612,7 709,2 1.519,6 18,0 11,0 19.958,6 36.996,4

>> arraste para o lado >>

1. O tratamento de resíduos é realizado fora da empresa.
Principais tipos de resíduos (perigosos | não perigosos)
Holding: material orgânico, lixo doméstico, entulho, recicláveis (papel, plástico, papelão, metal) | resíduos ambulatoriais;
Ultragaz: resíduo orgânico, recicláveis, lodo de Estação de Tratamento de Efluentes, terra não contaminada | borra de tinta, pilhas, baterias, equipamentos de proteção individual (EPI) contaminados, terra contaminada;
Ultracargo: varrição, lixo doméstico, recicláveis | solventes, óleos, estopas e EPIs contaminados, lâmpadas, baterias;
Oxiteno: recicláveis, entulho, lodo de ETE | matérias-primas e produtos obsoletos ou não conformes, embalagens contaminadas;
Ipiranga: poda, varrição, material orgânico, recicláveis | óleo usado, resíduos de limpeza de tanques e caixas separadoras de água e óleo, resíduos contaminados com hidrocarbonetos;
Extrafarma: recicláveis, alimentos, fraldas | medicamentos, perfurocortantes, resíduos infectantes.             

2. Os dados de 2020 diferem do publicado no Relatório Integrado 2020 do Grupo Ultra 2020 porque foi incorporado ao indicador o reporte de efluentes classificados legalmente como resíduos e sujeitos à legislação específica de transporte e tratamento.

3. Os dados foram revisados após a publicação do Relatório Integrado 2020 do Grupo Ultra. 

4. Reciclagem, recuperação ou reutilização.

5. Incineração, coprocessamento e disposição final em aterro sanitário.

 

  • Segurança hídrica

    Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Ultra respondeu ao questionário específico sobre segurança hídrica do Disclosure Inside Action (CDP). Obteve nota B, atestando a eficácia
    da gestão.

    Para mais informações,
    acesse o site do CDP.

Iniciativas de ecoeficiência

São diversos os projetos de ecoeficiência realizados pela Holding e os negócios. Confira alguns exemplos:

 

Aterro zero

A Ultragaz já deu início à sua trajetória rumo ao aterro zero. A unidade de Mauá (SP) foi a primeira a se comprometer com a meta e o reconhecimento veio em julho de 2021, com a conquista do selo Aterro Zero, concedido pela empresa Multilixo.

A inciativa evitou que aproximadamente 79 toneladas de lixo fossem enviadas a aterro e reduziu em 20% os custos direcionados a tratamento de resíduos na unidade. 

Captação de água da chuva

O terminal de Santos (SP) da Ultracargo conta com sistema de captação de água de chuva. Depois de tratada, a água é utilizada para fins menos nobres (empregada nos testes hidrostáticos dos tanques e na limpeza de áreas comuns, entre outras destinações). Em 2021, foram reutilizados cerca de 30 mil m³ de água de chuva.

A tecnologia também está disponível no novo terminal de Vila do Conde (PA) e na área recém-expandida do terminal do Itaqui (MA).

A Oxiteno é outra empresa do Grupo que adota essa boa prática. Em 2021, foram captados 35 mil m³ de água de chuva na unidade Oleoquímica, em Camaçari (BA), e 659 m3 em Coatzacoalcos (México).

Na Ultragaz, a nova base de Miramar (PA) já nasceu com sistema de captação de água de chuva.

  

Energia renovável

A Ultragaz, Ultracargo e Ipiranga adquiriram certificados de energia renovável (I-RECs) para a energia elétrica consumida em 2021, impactando positivamente o desempenho do Grupo nas emissões do escopo 2.

Na Holding, os I-RECs foram adquiridos em 2022 e serão usados na compensação das emissões ligadas à compra de energia de 2021.

Usina Solar

Em 2021, a Ipiranga expandiu seu projeto Usina Solar – estão em construção mais de 14 usinas, que deverão gerar mais de 40 MWh/ano e abastecer mais de 530 postos e franquias da rede, gerando uma redução de 11 mil toneladas de CO2e e uma economia de R$ 5 milhões a cada ano.

As primeiras usinas estavam previstas para entrar em operação ainda em 2021, mas a conclusão do projeto foi postergada para 2022.    

A Extrafarma já possui cinco usinas solares em Marabá (PA) e Cedro (CE). A energia produzida segue para a rede das distribuidoras locais, gerando créditos para a empresa em suas próximas faturas de energia. No Pará, a capacidade instalada abastece 116 lojas e, no Ceará, 89 lojas.

Painel ESG

 

Consumo de energia – Grupo Ultra (Milhões de GJ)

 

Intensidade enérgica dos negócios de 2021

Negócio Intensidade energética 2021 Variação
2021 X 2020
Ultragaz 0,19 GJ/t de GLP comercializado + 6%
Ultracargo 0,0103 GJ/t de produto movimentado – 14%
Oxiteno 6,18 GJ/t de produto fabricado + 6,5%
Ipiranga 0,0060 GJ/t de produto comercializado + 11%
Extrafarma 0,0493 GJ/faturamento (R$ mil) sem variação

 

Consumo de água – Grupo Ultra (milhões de m3)

 

Destinação de resíduos de 2021 – Grupo Ultra