Responsabilidade com a Comunidade
- Desempenho
- Capital social e de relacionamento
alinhamento aos ODS
O Grupo Ultra sempre esteve comprometido com a geração de impacto positivo para a sociedade, especialmente as comunidades vizinhas às operações das empresas que integram seu portfólio.
Com o fortalecimento da estratégia de sustentabilidade e subsidiado pelas discussões do GT específico, o Grupo decidiu potencializar esse impacto positivo e estabeleceu duas causas prioritárias – educação e empreendedorismo –, que, em seu entendimento, são capazes de produzir transformações estruturais e profundas na sociedade brasileira.
Para trabalhar nesses grandes temas, algumas subcausas que mais têm conexão com o Grupo e seus negócios foram selecionadas. Para isso, o Grupo analisou dados públicos e considerou as percepções de organizações da sociedade civil que trabalham em prol da educação e da empregabilidade, como o Movimento Todos pela Educação, o Instituto Ayrton Senna, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Também foram escolhidos seis territórios prioritários do entorno das operações das empresas para a realização de um diagnóstico que subsidiará a estratégia nacional de impacto do Grupo (veja mapa).
A estratégia será focada em entender qual é o contexto desses territórios, e o Grupo combinará as oportunidades de ações em prol da educação e do empreendedorismo nos territórios diagnosticados às demais iniciativas individuais consideradas relevantes em seus negócios. A prioridade será potencializar o impacto e garantir uma atuação sistêmica ao longo do tempo, coerente com o tamanho da Companhia no Brasil.
Outra ação prevista é o desenvolvimento da Política de Responsabilidade Social do Grupo Ultra, que reunirá as diretrizes a serem seguidas por todos.
Nova estratégia de impacto social do grupo ultra
Territórios prioritários para diagnóstico de entorno
1. BARCARENA/PA Ultracargo e Ipiranga
2. SÃO LUÍS-ITAQUI/MA Ultragaz, Ultracargo e Ipiranga
3. ARATU-CANDEIAS/BA Ultracargo
4. BETIM/MG Ultragaz e Ipiranga
5. SANTOS-CUBATÃO/SP Ultragaz, Ultracargo e Ipiranga
6. CANOAS/RS Ultragaz e Ipiranga
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AMBIÇÃO DO GRUPO
Atuar de forma responsável perante as comunidades do entorno, gerando oportunidades de desenvolvimento local.
Gestão integrada
O modelo de gestão de impacto social respeita a proximidade das empresas com suas comunidades do entorno e garante autonomia para que elas identifiquem as principais demandas dessas localidades e definam as iniciativas que podem estruturar ou apoiar para endereçá-las.
A Diretoria de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos acompanha todo o processo ligado aos projetos que envolvem incentivo fiscal, verificando o alinhamento das propostas às linhas de atuação social do Grupo e a disponibilidade de recursos.
Com a definição das causas prioritárias, o Instituto Ultra, ligado a essa diretoria, está sendo revitalizado para se consolidar como o hub de inteligência social da Companhia. O objetivo é fortalecer a gestão global dessa frente, mas mantendo a autonomia dos negócios e ampliando os impactos nas localidades prioritárias.
Principais ações de 2021
Em 2021, foram aportados R$ 13,3 milhões, entre recursos próprios e incentivados. O valor não inclui o montante direcionado ao enfrentamento da pandemia de covid-19.
Os projetos apoiados estavam focados em capacitação profissional, empreendedorismo feminino e de jovens, combate à violência sexual de crianças e adolescentes e promoção da saúde, educação e diversidade. Já em linha com uma das causas prioritárias do Grupo, a Ultragaz investiu em diversos projetos de empoderamento feminino. Como parte de sua iniciativa de voluntariado, foi realizado o projeto Mulheres Empreendedoras, em parceria com a ONG Junior Achievement, em que colaboradores ministraram palestras a mulheres interessadas em abrir o próprio negócio.
A Ultracargo estabeleceu parceria com o Instituto Ayrton Senna para desenvolver habilidades socioemocionais em alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental de escolas municipais de São Luís (MA). Em 2021, houve a mobilização da rede de ensino e, para 2022, espera-se trabalhar com 25% das escolas da capital e impactar 7 mil alunos.
Uma das iniciativas sociais da Ipiranga é o projeto Ajudôu, que oferece aulas de judô no contraturno escolar a 300 crianças da rede pública de ensino de Betim, Governador Valadares e Montes Claros, em Minas Gerais.
uma das iniciativas sociais apoiadas
pela Ipiranga em 2021.
Mobilização contra a covid-19
R$ 44,8 milhões foi o valor doado pelo Grupo Ultra a ações de combate à pandemia em 2020 e 2021. R$ 7,7 milhões em 2021.
Principais doações de 2021
Ação em conjunto, com mais 11 empresas, totalizou mais de R$ 35 milhões.
Para a aquisição de equipamentos da nova fábrica de produção de vacinas do órgão.
(câmaras para conservação de vacinas, caixas térmicas e outros itens) Além da compra, Grupo viabilizou a logística de entrega aos municípios.
Iniciativa capitaneada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), com a participação de outras empresas.
Empresa viabilizou a distribuição dos fornecedores às unidades hospitalares.
Cestas básicas, refeições (via resgate de pontos do programa Km de vantagens), botijões de gás, máscaras de proteção, álcool gel e equipamentos de proteção individual (EPIs)
Outras iniciativas de combate à pandemia
A Ultragaz participou e campanha educativa sobre prevenção à covid-19. A rede de revendedores distribuiu material educativo em 50 cidades, impactando mais de 10 milhões de pessoas. Em parceria com secretarias municipais de Saúde, a Ipiranga disponibilizou a vacina contra a covid-19 em alguns eventos do programa Saúde na Estrada. A edição 2021 do programa contabilizou 57,1 mil atendimentos em 123 eventos, realizados em 107 postos Ipiranga Rodo Rede.
Gerenciamento de Impactos Negativos
A gestão dos efeitos negativos – reais e potenciais – causados pelas atividades operacionais nas localidades do entorno é conduzida diretamente pelos negócios, tendo como premissas a responsabilidade, a transparência e a mitigação/redução dos impactos. Além do diálogo direto entre empresas e comunidades que ocorre em diferentes momentos, os membros das localidades vizinhas às operações podem acionar canais específicos das empresas e o Canal Aberto Ultra. Leia mais sobre o canal clicando aqui.
Pela natureza de suas atividades, a Holding e a Extrafarma não contam com um processo sistemático de avaliação de impactos na comunidade.
A Ultragaz realiza diagnósticos periódicos nas comunidades do entorno, que buscam identificar as principais demandas da população local e garantir o alinhamento com sua Política de Investimento Socioambiental. Os processos de saúde e segurança e meio ambiente mantidos pela empresa também consideram a gestão de eventuais impactos no entorno.
Os monitoramentos realizados periodicamente pela Ultracargo, que avaliam qualidade do solo e da água subterrânea, lançamento de águas pluviais e níveis de ruído e de emissões, minimizam eventuais impactos que poderiam ser causados às comunidades vizinhas. A Ultracargo conta com o suporte técnico e operacional de empresas especializadas em atendimento emergencial, que disponibilizam, entre outros itens, barreiras de contenção de vazamentos e infraestrutura de prevenção e combate a emergências. Adicionalmente, monitora e realiza a manutenção de sua frota veicular e detém equipamentos para controlar as emissões decorrentes do armazenamento e da movimentação de produtos voláteis. A empresa segue cumprindo todas as obrigações financeiras constantes no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2019 com o Ministério Público para compensar eventuais impactos causados ao estuário de Santos (SP) pelo incêndio ocorrido em 2015.
Para todas as suas operações no Brasil, a Oxiteno mapeia os principais impactos que podem afetar as comunidades do entorno. Os impactos são classificados segundo seu grau de severidade e probabilidade e dá origem a planos de ação. Nas reuniões dos Conselhos Comunitários Consultivos (CCC), existentes no Brasil, a empresa reporta eventuais desvios de suas operações, informa as tratativas realizadas e tem acesso às principais demandas das comunidades. Nos Estados Unidos, mantém presença em um fórum semelhante, que reúne membros da indústria e da comunidade local.
A Ipiranga também realiza análises de riscos (qualidade do solo, do ar e de águas subterrâneas e superficiais, tráfego de veículos pesados e nível de ruído) em suas unidades operacionais, com o olhar ampliado para as comunidades vizinhas. Por meio do Sistema Integrado de Gestão Aplicado (SIGA+), conduz auditorias periódicas que abrangem o entorno, monitora os indicadores relacionados aos impactos e mantém programas que visam à melhoria contínua.
Painel ESG
R$ 21 milhões
Total Direcionado pelo Grupo Ultra à sociedade em 2021, somando as iniciativas de responsabilidade social e as contribuições para o enfrentamento do coronavírus.