Versão resumida

Saúde e Segurança

  •  Desempenho
  • Capital social e de relacionamento
  • Capital humano

 

alinhamento aos ODS



Dada a natureza das atividades das empresas que integram seu portfólio, o compromisso com a segurança e a saúde de colaboradores, profissionais terceirizados e fornecedores é uma crescente prioridade para o Grupo Ultra. A visão também inclui a segurança de processos para evitar danos ao meio ambiente e às comunidades vizinhas às operações. 

Embora a gestão seja realizada diretamente pelos negócios, que contam com políticas, sistemas e programas, o tema é tratado de maneira integrada por meio do Comitê de Segurança, formado pela alta liderança do Grupo. O comitê é liderado, alternadamente, por um dos presidentes dos negócios.

Como um dos temas prioritários da estratégia de sustentabilidade, em 2021 o Grupo trabalhou na definição dos objetivos conjuntos vislumbrando 2030. 

Gestão
 

A Holding e todos os negócios contam com sistemas de gestão de saúde e segurança ativos, baseados em normativas internacionais e por meio dos quais são monitorados indicadores pertinentes (acidentes, doenças ocupacionais e afastamentos são alguns exemplos) e a evolução de diferentes procedimentos e programas relacionados.

A gestão do tema inclui a identificação, por equipes técnicas capacitadas, dos riscos e perigos na execução das atividades. Para envolver todos os colaboradores no compromisso com a segurança, também são realizados treinamentos periódicos, campanhas de comunicação, avaliações e inspeções de riscos, diálogos de segurança, canais para o reporte de desvios, acompanhamento médico regular, brigadas de incêndio e Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (Cipas) instaladas, entre outras ações. Os profissionais terceirizados que atuam nas unidades da Holding e dos negócios passam por treinamentos, são orientados a cumprir todas as regras de segurança e são impactados por campanhas de sensibilização e outras ações de engajamento, como as atividades organizadas nas Semanas Internas de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipats).   

Há, ainda, comitês que se reúnem periodicamente para acompanhar o desempenho em saúde e segurança. A depender do comitê, participam gerentes e diretores das unidades e a alta liderança das empresas. Especialmente por meio das reuniões periódicas das Cipas, é assegurada a participação dos colaboradores de níveis não gerenciais nas questões-chave de saúde e segurança das unidades.

Em 2021, no consolidado do Grupo Ultra, a taxa de frequência de acidentes foi de 2,80, aumento de 20,8% em relação a 2020. No entanto, em comparação com 2019, houve redução de 2,3% no indicador. Já a taxa de gravidade de acidentes do Grupo caiu 51,4% em relação ao ano anterior e 57,1% em comparação com 2019. Os indicadores detalhados de 2021 estão na seção Anexos

Todos os incidentes e acidentes de trabalho são analisados e orientam o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão, com medidas corretivas, reforço da prevenção e da capacitação e mudanças no ambiente de trabalho, quando necessário. 

Saúde emocional

Partindo de uma visão de cuidado integral, em 2021 a Holding lançou o projeto Ultra Bem-estar. Os colaboradores são convidados a responder a um questionário on-line rápido duas vezes por semana. A área de Saúde acompanha semanalmente os dados e, dependendo das respostas, faz o contato com o colaborador. Se necessário, ele é encaminhado para tratamento especializado. Nos seis primeiros meses do programa, 89% da equipe respondeu ao questionário, que é voluntário. Também houve o mapeamento do perfil de saúde dos colaboradores, cujo resultado subsidiará a evolução das ações de promoção da saúde na Holding.

Os negócios também vêm investindo em programas de qualidade de vida e bem-estar para os colaboradores. A Ultragaz mantém o programa de bem-estar Valoriza e a Ipiranga firmou parceria com uma plataforma virtual, onde é possível realizar consultas com profissionais especializados e acessar conteúdos sobre autocuidado e autoconhecimento.

 

Cultura da segurança

Em 2021, Ultragaz, Ultracargo e Ipiranga realizaram novos diagnósticos para avaliar o nível de maturidade da cultura de segurança nas empresas e, com base nos resultados, estruturar novos planos estratégicos para prevenir e mitigar os riscos e perigos à saúde e segurança do trabalho inerentes às operações.

Os diagnósticos são processos abrangentes, que incluem entrevistas individuais, formação de grupos de discussão e visitas de campo. Na Ultragaz, as pesquisas envolveram 744 colaboradores; na Ultracargo, 286; e na Ipiranga, 784.

A Oxiteno vem implementando as iniciativas previstas em seu Plano Global de Transformação da Cultura de Segurança, a exemplo da formação de 271 colaboradores de diversas áreas para apoiar o trabalho da equipe de Saúde e Segurança nas unidades. A empresa também realizou um diagnóstico em suas operações dos Estados Unidos para evoluir a cultura de segurança no país a partir de 2022.

 

AMBIÇÃO DO GRUPO

Assegurar uma sólida cultura de saúde e segurança, com processos e índices em nível de excelência, garantindo qualidade de vida aos colaboradores.

Unidades certificadas

Todos os terminais da Ultracargo (a exceção é o terminal de Vila do Conde, recém-inaugurado), as unidades industriais no Brasil da Oxiteno e o pool de Betim (MG) da Ipiranga são certificados pela ISO 45001 (saúde e segurança ocupacional). No México, Uruguai e Estados Unidos, as unidades industriais da Oxiteno detêm a certificação Responsible Care (Atuação Responsável).

Painel ESG

Taxa de frequência de acidentes – Grupo Ultra

 

Taxa de gravidade de acidentes – Grupo Ultra


Novos diagnósticos para elevar a cultura de segurança nos negócios. Olhar transversal para a saúde do time, com atenção para o equilíbrio emocional e o bem-estar.

Prevenção à COVID-19

Manutenção das medidas para preservar a saúde dos colaboradores e a continuidade das operações.

Acompanhamento pelas equipes de Saúde e Segurança de todos os profissionais com suspeita ou diagnóstico confirmado de covid-19, até a alta médica

 

Monitoramento da vacinação

79,3% dos 16,3 mil colaboradores completamente imunizados (duas doses ou dose única) em dezembro de 2021.