Versão resumida

Apresentação

Nesta seção
  • Base para elaboração e apresentação

Relatório Integrado de 2021

O Relatório Integrado 2021 do Grupo Ultra apresenta as principais ações e o desempenho do Grupo no ano, bem como as prioridades estratégicas e objetivos de futuro, considerando as dimensões financeira e operacional, e os aspectos ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês).

Nesta edição, a Companhia apresenta sua aderência às principais referências internacionais para demonstrar como gera valor aos públicos estratégicos: acionistas, colaboradores, revendedores, clientes, fornecedores e comunidades do entorno das operações de seus negócios. A publicação pretende refletir os avanços na aplicação do pensamento integrado, em linha com as diretrizes do International Integrated Reporting Council (IIRC), demonstrando como o Grupo Ultra interage com os capitais dos quais depende, e como isso influencia seus resultados ao longo do tempo.

Todos os requisitos de Relato Integrado (IIRC) e as informações exigidas por suas diretrizes foram cobertos sem nenhuma omissão, e o desempenho é apresentado a partir de um conjunto de indicadores e métricas que seguem as seguintes referências internacionais:

 

  • Normas GRI (Global Reporting Initiative) para Relato de Sustentabilidade
  • Sustainability Accounting Standards Board (SASB)
  • International Financial Reporting Standards (IFRS)

 

Reforçando o compromisso do Grupo com a transparência, pela primeira vez o conteúdo relacionado às metodologias GRI e IIRC passou por verificação externa, conduzida pela auditoria KPMG. 

As informações, que cobrem o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, abrangem a Holding Ultrapar e os negócios Ultragaz, Ultracargo, Oxiteno, Ipiranga e Extrafarma. Com o processo de desinvestimento em curso, as empresas Oxiteno e Extrafarma são consideradas, de forma prioritária, apenas no escopo dos indicadores de desempenho. As contextualizações sobre estratégia e perspectiva futura priorizam os negócios que seguirão no portfólio do Grupo: Ultragaz, Ultracargo e Ipiranga.

PARA LER O RELATÓRIO


Marcam os indicadores ao longo do conteúdo

  • Indica as seções em que os elementos de relato integrado, do IIRC, estão presentes

Indicam a correlação entre os capítulos e os capitais

Indicam a correlação entre os capítulos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Para dúvidas e comentários:

sustentabilidade@ultra.com.br

Notas: para facilitar a leitura, diversos conteúdos GRI utilizam números arredondados – com duas, uma ou nenhuma casa decimal, conforme o padrão adotado para cada gráfico e tabela –, o que pode gerar diferenças mínimas nos totais de cada empresa e do Grupo.

Os conteúdos relacionados às Normas GRI e SASB da Oxiteno consideram as unidades industriais do Brasil, México, Uruguai e Estados Unidos e os escritórios do Brasil e México. As exceções estão indicadas nos indicadores correspondentes.

O índice completo de indicadores GRI e SASB pode ser consultado clicando aqui.

PELA PRIMEIRA VEZ, O RELATÓRIO INTEGRADO DO GRUPO PASSOU POR AUDITORIA EXTERNA.

Matriz de materialidade

Em 2021, acompanhando o processo de consolidação da estratégia de sustentabilidade da Companhia e seu alinhamento à estratégia de negócio, a matriz de materialidade do Grupo Ultra, estabelecida em 2019, passou por uma atualização. Os temas privacidade de dados e ética foram incorporados ao tópico Governança e integridade, mais abrangente, que considera a estrutura de governança corporativa em sua perspectiva integral. 

Vale destacar que o processo de definição da matriz de materialidade realizado em 2019 considerou a análise de estudos ligados a temas de sustentabilidade, de legislações e normas aplicáveis ao Grupo, de publicações na imprensa e do contexto setorial de cada negócio. Como etapa seguinte, ocorreram consultas on-line às principais partes interessadas da Companhia: alta liderança (Conselho de Administração e Diretoria Ultrapar), acionistas e investidores, colaboradores, órgãos reguladores e fiscalizadores, entidades setoriais e da sociedade civil, e imprensa.

Cada empresa também detém sua própria matriz de materialidade, alinhada às prioridades do Grupo Ultra, mas que se aprofunda em tópicos específicos, em linha com as especificidades de seus setores de atuação e com o nível de maturidade de cada uma na gestão da sustentabilidade.

Temas materiais

GOVERNANÇA E INTEGRIDADE
GOVERNANÇA E INTEGRIDADE

Compromisso com a promoção de um ambiente de negócios regido pela ética, conformidade e transparência nas relações com todos os seus stakeholders.

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Participação nos movimentos estruturais de longo prazo para a evolução dos sistemas de energia por meio da substituição gradual de fontes de origem fóssil por fontes renováveis na produção, distribuição e consumo de energia.

OPERAÇÕES ECOEFICIENTES
OPERAÇÕES ECOEFICIENTES

Compromisso com o uso eficiente de energia elétrica, a redução do uso de água e a gestão da destinação dos resíduos nas operações, incluindo processos de prevenção de contaminação do solo e da água.

RESPONSABILIDADE COM A COMUNIDADE
RESPONSABILIDADE COM A COMUNIDADE

Atuação transparente e socialmente inclusiva, estreitando o diálogo com as comunidades e impulsionando o desenvolvimento local no entorno das operações.

CADEIA DE VALOR
CADEIA DE VALOR

Gestão da cadeia de valor visando ao desenvolvimento de fornecedores, revendedores e outros parceiros de negócio em boas práticas ESG.

CULTURA INCLUSIVA E DIVERSIDADE
CULTURA INCLUSIVA E DIVERSIDADE

Compromisso com o desenvolvimento do capital humano e com a garantia de oportunidades iguais de desenvolvimento profissional, mediante a consolidação de um ambiente de trabalho inclusivo.

SAÚDE E SEGURANÇA
SAÚDE E SEGURANÇA

Evolução contínua da gestão de saúde e segurança para a garantia de um ambiente seguro e saudável para colaboradores, terceiros e fornecedores.

Previous
Next