Estratégia e Perspectivas
- Sustentabilidade
- Inovação
- Modelo de negócios
- Estratégia e alocação de recursos | Perspectiva
- Capital intelectual
O Grupo Ultra revisou seu portfólio em 2021 para garantir maior agilidade, complementaridade e sinergia entre seus negócios centrais, reforçando a posição relevante que detém nos setores energético e de infraestrutura do País.
Além de seguir com planos de investimento e expansão nos atuais negócios, o Grupo monitora continuamente oportunidades que maximizem sua escala operacional e também respondam aos desafios ligados à descarbonização da economia.
Os desinvestimentos na Oxiteno, Extrafarma e ConectCar (veja quadro a seguir) são resultado desse movimento e fortalecem a posição de caixa do Grupo e sua capacidade de investimento.
Em 2021, a Companhia também encerrou a negociação com a Petrobras para aquisição da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), de Canoas (RS), em função de algumas condições críticas definidas que não se confirmaram.
- OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO GRUPO ULTRA
Rentabilidade nos negócios centrais, alavancada pela proximidade com o cliente, eficiência operacional, inteligência digital e economias de escala
Atuação nas verticais de energia e infraestrutura, com foco crescente em transição energética
Potencialização das iniciativas digitais
Racionalização do portfólio (2021)
Maio
Extrafarma
Pague Menos
Valor
R$ 700 milhões
Junho
ConectCar
Porto Seguro
Valor
R$ 165 milhões
Agosto
Oxiteno
Indorama Ventures
Valor
US$ 1,3 bilhão
Pagamento de US$ 1,15 bilhão no fechamento da transação e US$ 150 milhões em dois anos.
Estratégia dos negócios
Ultragaz
A Ultragaz segue intensificando suas ações focadas em inovação e proximidade com os clientes empresariais, domiciliares e revendedores. Em 2021, renovou sua marca e traduziu sua estratégia na assinatura Somando Energias, que representa seu propósito de mudar a vida das pessoas ao usar sua experiência e capacidade de inovar para criar soluções de energia para pessoas e negócios. Seu propósito se materializa com os lançamentos disponibilizados anualmente para os segmentos industrial, comércio e serviços, agronegócio e condomínios e residências. Um dos destaques de 2021 foi o lançamento da solução Ultragaz Secagem de Grãos – Arroz, que, por meio de sensores de temperatura e de umidade, controla o processo de secagem, otimizando o consumo de energia e reduzindo custos para o agricultor.
Em paralelo, dá sequência à sua jornada de digitalização, por meio da qual evolui a estratégia de relacionamento com os clientes empresariais e domiciliares e com a rede de revendedores. No fim de 2021, o aplicativo Ultragaz, lançado no ano anterior, ultrapassou a marca de 1,7 milhão de downloads. No que diz respeito à sua infraestrutura, o início das operações das bases de engarrafamento em Miramar (PA) e de armazenagem e distribuição em Mucuripe (CE), no primeiro trimestre de 2022, permitirão à Ultragaz captar as perspectivas de expansão do mercado de GLP nas regiões Norte e Nordeste do País.
Ultracargo
Na Ultracargo, os investimentos em aumento de capacidade e ganhos de produtividade estão resultando em mais eficiência e geração de valor para os clientes, e contribuíram para as receitas recordes registradas no último trimestre de 2021. A empresa mantém o objetivo de expandir suas atividades em portos estratégicos, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, e de ampliar a relevância das suas operações portuárias para capturar as oportunidades do setor de granéis líquidos. Em 2021, antecipou a conclusão da expansão no terminal do Itaqui (MA), que adicionou 46 mil m3 de capacidade, e venceu um leilão de concessão de uma área no mesmo porto para a construção de um novo terminal, que será conectado ao atual e adicionará uma capacidade estática mínima de 79 mil m3. Também foi antecipado em um ano o início das operações do novo terminal em Vila do Conde (PA), com capacidade de 110 mil m3, que marcou a chegada da Ultracargo à região Norte do País. A melhoria operacional contínua, com projetos que envolvem conceitos de lean e six sigma, e a transformação digital do negócio são outras prioridades da empresa.
Ipiranga
Comprometida com a evolução contínua da proposta de valor do posto completo, a Ipiranga tem como uma de suas prioridades alavancar a eficiência operacional e logística. Desde 2021, são focos da empresa a reestruturação das áreas de Transporte, Planejamento e Execução Logística e a revisão de dois principais processos: modelo avançado de sales and operations planning (S&OP) integrado à estratégia e order to cash. Outro pilar estratégico diz respeito à precificação – a empresa já vem experimentando a melhoria nas margens após a estruturação de uma área dedicada à Inteligência de Pricing. Para aumentar a qualidade de sua rede e dos serviços prestados ao consumidor, há diversas iniciativas, como uma estratégia exclusiva de relacionamento com grandes revendedores. A Ipiranga também busca a expansão qualificada da rede, alinhada aos planos de ganho de eficiência. Em 2021, a rede registrou a depuração de 340 postos e a abertura de 337 postos, chegando ao fim do ano com 7.104 unidades, apenas três a menos que o ano anterior. No que batizou de engajamento por encantamento, a empresa segue comprometida com o fortalecimento do valor da marca perante os stakeholders (colaboradores, revendedores, clientes empresariais e consumidores finais) – em 2021, foi eleita a 13ª marca mais valiosa do País no ranking da consultoria Interbrand.
Na AmPm, os pilares estratégicos estão ligados ao fortalecimento da proposta de valor para os franqueados, à consolidação da operação de lojas próprias, à qualificação da oferta, com experiência diferenciada e produtos exclusivos (marca própria), e à excelência operacional. O plano de expansão gradual da rede se dará com foco na qualidade e no adensamento em torno dos centros de distribuição. Em 2021, a AmPm avançou na atualização de suas lojas e na incorporação de seu pacote digital, que aprimoram a experiência do consumidor e fortalecem a presença da marca em diferentes canais. A abertura de lojas próprias, cuja operação possibilita a evolução contínua do pacote de soluções oferecido aos franqueados, também foi acelerada. Em dezembro, o novo conceito da loja AmPm havia sido implementado em 162 unidades; o pacote digital, em 450; e as lojas próprias totalizavam 206 unidades.
KMV/abastece aí
O E-aí Clube de Automobilistas, plataforma que reúne o programa Km de Vantagens e seu aplicativo de descontos e pagamentos – o abastece aí –, consolidou em 2021 a robustez de sua tecnologia, terminando o ano com 2,8 milhões de contas ativas em sua carteira digital e um total de 36 milhões de clientes cadastrados no programa KMV. A estratégia da operação, que desde 2020 tem gestão independente da Ipiranga, segue sendo a melhoria contínua da experiência do usuário no abastecimento, a ampliação da base de parceiros e o desenvolvimento gradual de novos produtos e serviços de grande relevância para o automobilista e todo o ecossistema de mobilidade em seu entorno.
Políticas públicas e ambiente regulatório
O Grupo Ultra conta com uma área de Relações Institucionais e Governamentais, com reporte à Diretoria Executiva Corporativa e de Participações, que acompanha questões regulatórias e políticas públicas capazes de impactar a estratégia de futuro e os resultados da organização e das empresas do portfólio.
O trabalho inclui a interação com diferentes stakeholders (autoridades governamentais, associações representativas, imprensa e formadores de opinião, academia e sociedade civil organizada) e segue as melhores práticas de integridade, como o registro formal de reuniões em sistema específico, respaldado pelo time de Compliance.
Dos macrotemas atualmente monitorados pela equipe, destacam-se a simplificação tributária, o combate ao mercado irregular de combustíveis, infraestrutura, transição energética e biocombustíveis. leia mais detalhes sobre esses dois últimos tópicos
A simplificação tributária do setor, defendida pelo Grupo, traria efeitos positivos nos esforços para combater as irregularidades no mercado de combustíveis, que incluem a sonegação de impostos, a adulteração de combustíveis e as fraudes volumétricas (adulteração da bomba e do volume de abastecimento). As irregularidades causam prejuízos a diferentes elos da cadeia – o governo é impactado no volume de arrecadação de impostos, revendedores e distribuidores devidamente regularizados perdem receita e os consumidores adquirem um combustível de baixa qualidade.
Sustentabilidade
Os avanços em torno da agenda de sustentabilidade do Grupo Ultra se materializaram em 2021 com o fortalecimento da estrutura de gestão, definição da macroestratégia e discussões sobre os temas materiais em diferentes instâncias.
No início de 2021, foi instituída a Diretoria de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos para reforçar a condução dos desafios relacionados à agenda ambiental, social e de governança, que responde à recém-estruturada Diretoria Executiva Corporativa e de Participações. Vale lembrar que os negócios possuem estruturas dedicadas à sustentabilidade, que endereçam as especificidades e os desafios de cada empresa.
Os grupos de trabalho (GTs) multidisciplinares, divididos por tema material, realizaram mais de 100 reuniões ao longo do ano, com o envolvimento de aproximadamente 250 pessoas da Holding e dos negócios. Com a coordenação da Diretoria de Sustentabilidade, os GTs aprofundaram o entendimento da organização sobre os impactos e oportunidades relacionados a cada um dos temas e trabalharam na definição das ambições futuras.
Pautas relacionadas a questões ESG também estiveram presentes nas reuniões mensais da Diretoria Executiva Ultrapar e dos conselhos consultivos dos negócios e nos encontros do Conselho de Administração e de seus comitês de assessoramento.
O amplo movimento de debates e escuta de todas as partes foi imprescindível para a construção de uma visão comum – a macroestratégia de sustentabilidade –, que agora se incorpora de forma estruturada à estratégia geral da Companhia. Todo esse processo culminou na definição dos compromissos de sustentabilidade do Grupo Ultra, com metas para 2030. As metas foram aprovadas pela Diretoria Executiva Ultrapar e pelo Conselho de Administração.
Em 2022, os GTs seguirão se reunindo para acompanhar a execução dos planos de ação estruturados para viabilizar o atingimento de todos os compromissos de longo prazo.
No fim de 2021, o Grupo Ultra se tornou signatário do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU). A adesão reitera o compromisso da Holding e dos seus negócios com a defesa dos direitos humanos, direitos trabalhistas, meio ambiente e práticas anticorrupção.
Presença em ratings e índices ESG
O Grupo Ultra integra diferentes índices que avaliam e classificam as organizações segundo critérios ambientais, sociais e de governança. Entre eles estão:
- MSCI ESG (Morgan Stanley Capital International): índice avalia a exposição das organizações aos riscos ESG e seus processos de gerenciamento de riscos. Classificação se divide em líder (notas AAA e AA), média (notas A, BBB e BB) e retardatária (notas B e CCC). Em outubro de 2021, o Grupo foi classificado com pontuação A.
- FTSE4Good: índices medem o desempenho das organizações em práticas ESG. Notas variam de 0 a 5 para cada fator (ambiental, social e de governança). Em junho de 2021, o Grupo obteve nota média 3,0. Atualmente, integra dois índices: FTSE4Good Emerging Index e FTSE4Good Emerging Latin America Index.
- ICDPR70 (Índice CDP Brasil de Resiliência Climática): Grupo integra a carteira vigente até 31 de março de 2022. Sua participação se deve ao desempenho no questionário 2020 de Mudanças Climáticas do Carbon Disclosure Project (CDP), em que obteve score B.
- ICO2 (Índice de Carbono Eficiente): Grupo integra carteira da B3 desde 2012.
- IGC (Índice de Governança Corporativa Diferenciada)e ITAG (Índice de Tag Along Diferenciado): Grupo integra carteiras da B3 desde 2011.
Jornada da sustentabilidade: uma evolução conjunta
Especialmente nos últimos três anos, o Grupo Ultra reforçou sua estrutura e aprofundou o conhecimento sobre seus impactos.
2019
- Grupo Ultra realiza seu primeiro estudo de materialidade, com olhar para todos os negócios
2020
- Criação dos grupos de trabalho (GTs) para cada tema material
- Ultracargo, Ipiranga e Extrafarma concluem seus primeiros processos de materialidade
- Ipiranga lança sua nova estratégia de sustentabilidade
- Ultragaz lança novo Plano Estratégico de Sustentabilidade
- Oxiteno consolida Plano Estratégico de Sustentabilidade, com metas ESG para 2030
2021
- Criação da Diretoria Executiva de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos, com reporte à recém-estruturada Diretoria Executiva Corporativa e de Participações
- Atualização dos temas materiais do Grupo Ultra
- GTs aprofundam entendimento do Grupo sobre cada tema material e trabalham na definição de metas
- Ultragaz lança a Jornada ESG Ultragaz Mais Sustentável, com posicionamento ESG a partir de sua atuação em quatro Energias (Energia Humana, Energia para Inovar, Energia Cidadã e Energia Ética)
- Ultracargo lança Plano Estratégico de Sustentabilidade
- Ipiranga inclui sustentabilidade como iniciativa estratégica, conferindo estrutura, investimento e acompanhamento da liderança, e lança plano para evoluir a cultura de sustentabilidade.
2022
- Definição dos compromissos do Grupo Ultra, com foco em 2030
- Metas de sustentabilidade são atreladas à remuneração variável de toda a liderança do Grupo
Essa é uma jornada em contínua evolução, que a Companhia vem trilhando com a participação ativa de todos os seus negócios.
As consequências da pandemia de covid-19, as resoluções da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) e as demandas da sociedade elevaram a importância dos temas governança e integridade, transição energética, responsabilidade com a comunidade e saúde e segurança. Para melhor refletir esse cenário, as metas do Grupo relacionadas a esses temas ainda estão em elaboração.
Inovação
A capacidade de inovar é essencial para assegurar a perenidade do Grupo Ultra. Desde 2019, a Companhia mantém ativo o Comitê de Inovação, fórum executivo que busca fomentar a cultura de inovação e promover o compartilhamento de experiências entre a Holding, o UVC Investimentos e os negócios. Em 2021, o comitê se reuniu cinco vezes. Há também grupos de trabalho dedicados, que são organizados ao longo do ano para aprofundar a discussão dos temas mais relevantes.
Em linha com o modelo de gestão adotado pelo Grupo, que assegura a autonomia dos negócios, as empresas também contam com estruturas próprias de inovação e pesquisa e desenvolvimento.
A busca por novas ideias vem se expandindo na Companhia desde a criação do UVC Investimentos, em 2020. O fundo de venture capital conta com R$ 150 milhões em recursos para serem aplicados até 2029 e tem como missão rentabilizar o capital nele aportado por meio do investimento em startups que operem nas adjacências dos negócios do Grupo Ultra ou que sejam disruptivas para as empresas.
O ano de 2021 serviu para o amadurecimento da estratégia de atuação do fundo, que priorizou a prospecção de startups em quatro verticais: sustentabilidade (meio ambiente), energia limpa, mobilidade urbana e novas tendências de varejo, visando acessar novas avenidas de crescimento para o Grupo. Desde a sua constituição, R$ 56 milhões foram comprometidos em investimentos diretos (seis startups) e indiretos (dois fundos de venture capital).
Além da rentabilização do capital, o UVC busca ampliar a participação da Companhia no ecossistema de inovação, estreitar o relacionamento com startups e, em conjunto com o Comitê de Inovação da Holding, ser mais uma alavanca para estimular a cultura inovadora e as sinergias estratégicas entre os negócios. Em 2021, a equipe realizou mais de 200 reuniões com startups e outros atores do ecossistema de inovação (fundos de venture capital e de corporate venture capital e hubs de inovação, entre outros). Com os times internos do Grupo Ultra, são realizados encontros mensais de alinhamento.
abastece aí: alavanca para relacionamento com clientes e revendedores
A plataforma abastece aí, que nasceu como uma ferramenta de descontos em abastecimento de combustíveis dentro do programa de relacionamento da Ipiranga (Km de Vantagens – KMV), evoluiu com foco no público automobilista, ampliando as vantagens que oferece aos consumidores e agregando uma série de serviços em um formato fácil e ágil para pagamento digital e ganhos de cashback. Esses recursos podem ser utilizados nas compras em instituições parceiras ou ainda para pagamento direto de contas e transferências via PIX para outras pessoas. Assim, a plataforma gera mais economia para os usuários e mais negócios para uma base de parceiros que está em expansão.
Para 2022, a plataforma terá como foco a consolidação de seu posicionamento no segmento de automobilistas, evoluindo as experiências de uso para os usuários do KMV e abastece aí.
Como uma experiência que já nasceu digital, que usa metodologias ágeis para se desenvolver e investe continuamente em user experience (UX), a iniciativa colabora para disseminar as competências das novas fronteiras da inovação na Holding e nos negócios. A unidade conta com 138 colaboradores (profissionais de programação, design, marketing, desenvolvimento mobile e inteligência de dados, entre outros).
O abastece aí também gera recorrência e fidelidade para os postos Ipiranga, sendo um diferencial competitivo para retenção e geração de valor.
Entregas do Comitê de Inovação
· 298 iniciativas catalogadas (56 em 2021)
· 5 iniciativas cruzadas (apresentadas por um negócio no comitê e que despertaram o interesse de outras empresas do Grupo)
Evento de Inovação 2021
· + de 700 participantes
· + de 6 horas de evento
· 8 palestrantes externos
UVC Investimentos
· R$ 150 milhões para investimento em startups até 2029
· R$ 56 milhões já comprometidos
Para saber mais, acesse:
www.uvcinvestimentos.com.br
abastece aí
2,8 milhões
de contas ativas
40
parceiros de diferentes segmentos
Valor movimentado (R$ bilhões)
Transações (milhões)