Versão resumida

Cadeia de Valor

  •  Desempenho
  • Capital social e de relacionamento
  • Capital intelectual
  • Capital humano

 

alinhamento aos ODS

 


A robustez da cadeia de valor do Grupo Ultra é o que possibilita à Companhia oferecer serviços essenciais a pessoas e empresas de todas as regiões do País. Esse caráter estratégico da cadeia de valor sempre foi valorizado pelo Grupo, que se mantém comprometido com práticas comerciais éticas e transparentes e com a geração de valor para seus parceiros de negócio.

Partindo da solidez de sua história e do reconhecimento que a Companhia tem na sociedade, o Grupo Ultra entende que é seu papel apoiar essa extensa rede a cada vez mais incorporar práticas sustentáveis e fortalecer modelos de gestão que aliem resultados financeiros a boas práticas socioambientais. 

Essa perspectiva ganhou força em 2021. A partir dos debates realizados nos GTs sobre fornecedores e revendedores, foi possível estabelecer quais serão as prioridades do Grupo para fomentar o desenvolvimento de sua cadeia de valor.

 

Pesquisa Reputacional

Uma das frentes do Programa de Ética e Compliance, as pesquisas reputacionais são uma das etapas prévias à contratação dos fornecedores e prestadores de serviços e ao estabelecimento dos contratos com revendedores e franqueados. Com as análises, é possível verificar se os futuros parceiros estão aderentes aos preceitos de ética e integridade do Grupo Ultra, minimizando riscos reputacionais e financeiros ligados a possíveis corresponsabilizações. Por outro lado, o processo sensibiliza a cadeia sobre a importância da conformidade.

Ao longo do ano, foram realizadas mais de 12 mil pesquisas reputacionais – em 2020, houve cerca de 15 mil avaliações.

Parte da pesquisa reputacional visa assegurar o não envolvimento dos futuros fornecedores com situações de trabalho infantil e análogo ao escravo. São consideradas a existência de investigações, processos judiciais, denúncias na imprensa e participação no cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo. Nesses casos, a área de Compliance avalia rigorosamente os resultados da pesquisa reputacional e, a depender dos fatos apresentados, o Grupo não efetiva a contratação.

Vale destacar que os contratos possuem cláusulas que proíbem o trabalho infantil e o trabalho forçado e incentivam os parceiros a apoiar iniciativas e campanhas de combate a essas práticas. 

Há, ainda, documentos e procedimentos adicionais. Na Ultragaz, todos os fornecedores críticos (responsáveis pelo fornecimento de materiais ou serviços capazes de afetar a disponibilidade e a qualidade dos produtos da empresa) devem assinar o Termo de Compromisso de Atuação Responsável, que inclui o repúdio ao trabalho infantil e forçado e outros tópicos socioambientais e de ética. 

A Ultracargo reitera seu compromisso com os direitos humanos ao incluir no processo de homologação de fornecedores a adesão mandatória aos requisitos da norma SA 8000, de relações do trabalho, e outras normativas internacionais para garantir o não envolvimento de seus parceiros com práticas de trabalho infantil. Os parceiros também devem estar em conformidade com o Código de Ética do Grupo e com os padrões e procedimentos de SSMAQ (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade). Auditorias in loco são realizadas pela área de Suprimentos sempre que algum risco socioambiental é identificado.

A proibição ao trabalho infantil e forçado está expressa na Política de Fornecimento Responsável da Oxiteno. A Ipiranga estabelece que seus fornecedores cumpram as diretrizes da Política de Fornecedores, que contém uma cartilha de sustentabilidade com tópicos relacionados à proteção dos direitos humanos.

Em 2021, nenhum risco relacionado ao trabalho infantil e análogo ao escravo ou relativo à exposição de jovens a atividades perigosas foi identificado nos fornecedores ou nas operações do Grupo.

Avaliação socioambiental de fornecedores

A Holding e os negócios realizam a gestão independente de sua cadeia de fornecimento, com base nas diretrizes gerais de compliance do Grupo. Além das pesquisas reputacionais, que acontecem para todos os fornecedores, em alguns negócios a verificação de aspectos socioambientais ocorre de forma ainda mais abrangente.

Na Ultragaz, a análise dos fornecedores críticos checa se as empresas possuem certificações e outros documentos obrigatórios, além de considerar iniciativas de preservação ambiental e de responsabilidade social e cuidados com a saúde e segurança dos funcionários. Auditorias são realizadas na contratação e durante a vigência do contrato. Em função da pandemia, em 2021 foram conduzidas auditorias remotas e instituído um processo de autoavaliação dos parceiros. No ano, seis novos fornecedores contratados pela empresa eram do grupo crítico e passaram pela avaliação.

A Ultragaz também incentiva alguns de seus fornecedores críticos a responder aos questionários do Carbon Disclosure Project (CDP) sobre mudanças climáticas e recursos hídricos. Em 2021, 95% dos fornecedores convidados responderam aos questionários. Outra ação do ano foi a estruturação do Programa de Engajamento ESG de Fornecedores, que será implementado em 2022.

No âmbito do Programa de Homologação, implantado no fim de 2020 para os fornecedores críticos, a Ultracargo verifica documentações socioambientais dos futuros parceiros e exige que eles preencham um questionário sobre questões de saúde, segurança e meio ambiente. Em 2021, dos 565 novos fornecedores cadastrados, 47 (8,3%) foram classificados como críticos e participaram da avaliação socioambiental.

Em seu Programa de Relacionamento com Fornecedores, a Oxiteno estimula os parceiros a responderem ao questionário da plataforma EcoVadis, composto de tópicos ligados a práticas trabalhistas, direitos humanos, ética, compras sustentáveis e meio ambiente. A pontuação obtida na plataforma permite à empresa priorizar os parceiros mais bem classificados. Com base nos resultados do questionário, a Oxiteno também apoia a estruturação de planos de melhoria nos fornecedores.  

Para os fornecedores de suprimentos indiretos, a Ipiranga realiza processos de due diligence com o auxílio de ferramentas automatizadas. Para os fornecedores da categoria transportes, há auditorias antes da formalização do contrato e anualmente.

  • AMBIÇÃO DO GRUPO

    Influenciar, fomentar e monitorar a adoção das melhores práticas ESG
    na cadeia de valor dos negócios.

 

  • 100% dos fornecedores críticos com práticas de excelência em ESG

  • 100% dos revendedores selecionados com práticas ESG

 


 

MAIS DE
12 MIL
PESQUISAS
REPUTACIONAIS
EM 2021.

 

Relacionamento com revendedores

Em 2021, a Ultragaz intensificou sua interação com a rede de revendedores por meio do app Meu Aplicativo Parceiro (MAP), que reúne, por exemplo, soluções de apoio à gestão financeira e operacional da revenda, materiais de divulgação e treinamentos. Para os funcionários das revendas, há outro aplicativo (AmigU), por meio do qual o profissional tem acesso às campanhas de incentivo à performance em datas especiais e a capacitações, entre outras funcionalidades.  

Para estimular o desenvolvimento contínuo de seus revendedores, a Ultragaz mantém o Programa de Excelência da Revenda – Desafio Lapidar, que premia os parceiros conforme eles avançam na jornada de qualificação. Em 2021, a empresa estruturou uma nova capacitação sobre sustentabilidade, que será disponibilizada aos revendedores em 2022.

Na Ipiranga, em 2021 foi organizada uma gerência específica para cuidar das diferentes etapas da jornada de relacionamento com a base de revendedores. Ao longo do ano, a empresa lançou o programa Ipiranga Top, que incentiva a adoção de melhores práticas de gestão e reconhece os revendedores mais engajados, e o canal de comunicação via WhatsApp Fique Ligado, que garante a rápida disseminação de informações relevantes para a rede e as equipes comerciais da Ipiranga.

A empresa mantém, ainda, uma estratégia específica para os VIPs (funcionários dos postos Ipiranga), com uma agenda de treinamentos e práticas de reconhecimento. Mais de 40 mil VIPs e revendedores foram treinados na Escola de Varejo, totalizando mais de 300 mil horas de capacitação. 

A preocupação com a segurança e o meio ambiente também baliza a relação da Ipiranga com os clientes do mercado empresarial e a rede de revendedores e franqueados. Uma das iniciativas é o portal Posto Gestão+, hospedado no portal Rede Ipiranga, que disponibiliza manuais, vídeos e cartilhas sobre segurança e meio ambiente aos revendedores.

Painel ESG

76 mil

empregos indiretos gerados na rede de revendedores e franqueados (Ultragaz e Ipiranga)

Cadeia de fornecedores

13.720

total de fornecedores (Grupo Ultra – 2021)